Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
27 de abril de 2023

Grão-Mestre sagra o templo da Loja Vigilantes do Botucaraí

No dia 25 de abril ocorreu a Sessão Magna de Sagração do Templo da Loja Vigilantes do Botucaraí Nº 89, Oriente de Candelária. A sessão foi dirigida pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier.

O Grão-Mestre saudou a todos os Irmãos, falou sobre os trabalhos da Grande Loja, enfatizando que o maçom tem que estar pronto sempre, citando experiências em que presidiu sessões no Rito de York e no Rito Schröder, que são diferentes de seu Rito, o Escocês Antigo e Aceito.

Conclamou os Irmãos a fazer mais pela Maçonaria, ressaltando a importância das lideranças das Lojas. “Este é o lugar da harmonia, da fraternidade e do amor. O atual momento da Maçonaria é diferente do que já foi. Na Maçonaria temos que trabalhar o conhecimento.”

Acompanharam o Grão-Mestre o Eminente Irmão, ex-Grão-Mestre Rui Silvio Stragliotto, o Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha, o Grande Orador, Irmão Celomar Walter Schwalm, o Grande Secretário das Relações Exteriores, Irmão Rony Fernandes Pinto Junior, o Grande Tesoureiro Adjunto, Irmão Roberto Matte, o Grande Orador Adjunto, Irmão Carlos Roberto da Cunha Amador, o Grande Orador Adjunto, Irmão Francisco Antonio da Silva Peixouto, o Assessor do Grão-Mestre, Irmão Vitolor Salau, o Presidente da Grande Comissão de Planejamento, Irmão Mário Jaime Gomes de Lima, o Assessor Regional Ijuí, Irmão Armando Pettinelli Neto, o Assessor Regional Santa Cruz do Sul, Irmão Telmo Persival de Almeida, o Assessor Regional Palácio Maçônico 3, Irmão Claudiomar da Rosa Felix, o Secretário Executivo, Irmão Sérgio Correia da Silveira, e o Assessor Operacional, Irmão Cláudio de Carvalho Abel.

Após a sagração e inaugurado do novo templo, os trabalhos seguiram, dirigidos pelo Venerável Mestre, Irmão Leonir Omar Roos.

O Orador, Irmão Adalton Luís de Siqueira, agradeceu a presença de todos, em especial ao Grão-Mestre e Veneráveis Mestres e comitivas “das potências que mantemos mútuas amizades, e demais Irmãos.” Destacou o brilhantismo dos trabalhos, discorrendo sobre a trajetória da Loja, com destaque especial à sua fundadora, a Cinq.’. Ben.’. Aug.’. Resp.’. Loj.’. Simb.’. Concordia et Humanitas Nº 56, do Oriente de Porto Alegre. “O esforço das cunhadas, através da Associação Beneficente Porvir, para a aquisição do terreno e hoje vermos as instalações concluídas.”

Ao final todos confraternizaram em um harmonioso ágape, servido nas dependências do sítio do Irmão Marcos Davi Soder.