Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
6 de fevereiro de 2013

Grão-Mestres demonstram solidariedade


 
TRAGÉDIA EM SANTA MARIA - LUTO 
  
Grandes Lojas do Brasil e do Exterior se solidarizam 
  
O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado Rio Grande do Sul, Ir.'. João Otávio Cezar Lessa, recebeu o contato de vários Grão-Mestres de Grandes Lojas de outros Estados do Brasil e de outros países. Eles se solidarizaram com a tragédia ocorrida pelo incêndio em Santa Maria e contataram o Grão-Mestre para manifestar apoio e se disponibilizar para ajudar no que for possível.
 
Mandaram mensagens de solidariedade e disposição para colaborarar as Grandes Lojas de Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina, assim como o Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Valle de México, Irmão Carlos Quintanilla Yerena. Ainda expressou o seu sentimento de pesar a Loja Lauro Sodré Nº 7, de Gama / Distrito Federal. 
 
Você pode ler aqui a transcrição dessas mensagens, a começar pelas palavras de apoio do Ir.'. Juvenal Batista Amaral, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal:  
 
" Sereníssimo Grão-Mestre
Irmão JOÃO OTÁVIO CEZAR LESSA
Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul
 
   Respeitabilíssimo Irmão,
 
   Ao cumprimentar o estimado Irmão, nós todos da M. R. Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, queremos, neste momento de consternação por que passa o admirável povo gaúcho, em face da tragédia ocorrida na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, apresentar as nossas condolências a todos parentes das vítimas de tão nefasta fatalidade.
 
   Queremos ainda, na hipótese de alguns membros da nossa honrosa família maçônica estar enfrentando essa indesejável amargura, fazer chegar até eles os nossos profundos sentimentos de compaixão e a nossa solidariedade, colocando-nos à disposição no que for necessária a nossa assistência.
 
   Sincera e Fraternalmente,
 
Juvenal Batista Amaral
Grão-Mestre
 
 
 
A seguir, a solidariedade prestada pela Grande Loja do Estado de Sergipe, repassada ao Sereníssimo Grão-Mestre pelo Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja do RS, Ir.'. Francisco Mondadori Valle:
 
" CONDOLÊNCIAS
 
Prezado Irmão Francisco Valle,
 
Nosso Ser.'. Gr.'. M.'. José Valter Rodrigues dos Santos pede que sejam transmitidas as condolências e manifestação de solidariedade do povo Maçônico da Grande Loja do Estado de Sergipe aos Irmãos de Santa Maria, especialmente das Lojas Maçônicas Eureka Nº 27, Sinarchia Nº 52, Benjamin D'Ávila Prado Nº 85, Pitágoras Nº 109, Tolerância e Fraternidade Nº128, Cidade de Santa Maria Nº 150 e Unidade Nº 165 da Jurisdição dessa Grande Loja que tiveram ceifadas as vidas de seus filhos, na tragédia ocorrida na boate Kiss, na madrugada do dia 27. Que o G.'. A.'. D.'. U.'. ilumine a nova caminhada daqueles jovens e dê o necessário conforto às famílias enlutadas para que possam superar essa grande Perda.
 
Fraternalmente,
 
Jose Gomes de Amorim, PGM
Grande Secretário de Relações Exteriores
 
 
 
Veja a mensagem de apoio enviada pela Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia: 
 
" SOLIDARIEDADE
 
Meus IIr.'.
 
Em nome da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, prestamos a nossa solidariedade, através da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, às pessoas e aos familiares das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria/RS, onde rogamos ao G.'. A.'. D.'. U.'. a luz e o conforto a todos.
 
T.'. F.'. A.'.
Antonio César Brasileiro
Relações Públicas da GLEB "
 
 
 
Na sequência, as palavras de conforto do Ir.'. João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina:
 
" MANIFESTAÇÃO DE CONSTERNAÇÃO
 
A Jurisdição da Grande Loja de Santa Catarina, profundamente abalada com a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no vizinho estado do Rio Grande do Sul, externa seu sentido pesar e expressa o mais sincero sentimento de solidariedade para com todas as famílias ora enlutadas. Esta pública manifestação de consternação não tem outro propósito senão o de tentar oferecer algum conforto aos parentes e amigos dos jovens universitários que tiveram suas vidas ceifadas de forma tão brutal nesse momento em que comemoravam vitórias e faziam planos para um futuro que não virá. Dentre os vitimados, perdemos sobrinhos e sobrinhas que faziam parte da Grande Família Maçônica Universal, o que faz com que nos unamos, uma vez mais, em uma forte 'Cadeia de União' para elevar nossas preces ao Grande Arquiteto do Universo e rogar amparo e proteção a todos os Irmãos e Cunhadas que pranteiam esses queridos jovens, aliviando a dor com o bálsamo das boas lembranças e com os bons fluidos que somos capazes de congregar.
 
João Eduardo Noal Berbigier
Grão-Mestre "
 
 
 
Abaixo, a mensagem enviada pelo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Ir.'. Leonel Ricardo de Andrade:
 
" Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Irmão João Otávio Cezar Lessa,

O Maçons da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais e seus familiares encontram-se consternados com a lamentável tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria e se solidarizam com o povo gaúcho e santamariense que, diante da dimensão do ocorrido certamente encontra-se em estado de grande impacto emocional.

Da mesma forma nos colocamos à disposição para apoiar as ações de solidariedade que a GLOJARS está empreendendo em prol das pessoas e familiares afetadas, em especial membros da família maçônica eventualmente atingidos.

Estamos em prece ao Grande Arquiteto do Universo para que o consolo do alto minimize a imensa dor que acomete àqueles que perderam seus entes queridos e que as autoridades apurem os fatos, sobretudo para que eventos como este nunca mais se repitam.

 

Um TFA e diante da possibilidade de ajuda aguardamos orientações de sua Serenidade,

Leonel Ricardo de Andrade

Grão-Mestre da GLMMG "
 

 

Seguem as mensagens trocadas entre o Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Valle de México,
Ir.'. Carlos Quintanilla Yerena, e o Ex-Grão-Mestre da GLMERS, Ir.'. José Wohlgemuth Koelzer
Neto, que repassou as palavras de apoio de Quintanilla Yerena:
 

" Prezado Grão-Mestre.

Envio e-mail que recebi e respondi do Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Valle de México, Irmão Carlos Quintanilla Yerena, que esteve em visita a nossa Grande Loja em 2002.

Abraços,

Koelzer Neto "

 

" Gracias Querido Hermano Quintanilla.

El dolor es mui grande. Hay entre las victimas um hijo de um Hermano, uma hija también y más dos hijas de Job y tres Demolays.

Abrazos,

Koelzer Neto " 

 

" DOLOR, DOLOR, DOLOR

 

APRECIABLE Y DISTINGUIDO H.´. JOSÉ WOHLGEMUTH KOELZER NETO

En México lamentamos mucho la tragedia que acaba de ocurrir en Río Grande do Sul, en un centro nocturno donde perdieron la vida más de doscientos jóvenes brasileños.

CARLOS QUINTANILLA YERENA

MRGM.´. 2002 - 2005 DE LA MRGL.´. VALLE DE MÉXICO "

 

 

Abaixo, a mensagem enviada pelo Venerável Mestre da Loja Lauro Sodré Nº 7, de Gama/DF, Irmão Luiz Carlos Pires de Araújo:
 
" Ao Irmão JOÃO OTÁVIO CEZAR LESSA
Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica
do Rio Grande do Sul
Porto Alegre - RS
 

S.'.F.'.U.'.
 
Sereníssimo Grão-Mestre,
 
   Nós, Obrr.'. dessa Lab.'. Oficina, aqui represenatados pelo nosso Ven.'. Mestre, Ir.'. Luiz Carlos Pires de Araújo, Cad.'. 2477, e a pedido do Irmão Vital Lopes Cordeiro, 33º MI, sentimo-nos no dever de expressarmos o nosso sentimento de pesar pelo trágico acidente ocorrido no Or.'. de Santa Maria - RS, ao mesmo tempo que nos colocamos de Pé e a Or.'. a fim de emanarmos esforços em qualquer pleito da G.'.L.'.M.'.R.'.S.'., pois a Maçonaria é universal e seus Obrr'.' se espalham por todos os recantos da terra.
 
   Aproveitamos a oportunidade para enviarmos um T.'.F.'.A.'. desse Ven.'. Mestre e demais obreiros dessa Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simbólica.
 
Atenciosamente,
 
LUIZ CARLOS PIRES DE ARAÚJO
Venerável