Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
18 de agosto de 2020

GSREX faz palestra para irmãos do Brasil e do exterior

O Grande Secretário de Relações Exteriores da GLMERGS, Irmão Rony Fernandes Pinto Júnior, falou nesta segunda-feira em palestra virtual sobre Maçonaria: Networking, Tecnologia e a Inovação Disruptiva, para uma plateia de irmãos do Brasil e do exterior.

A palestra foi organizada pelos Irmãos da Loja Amizade ao Cruzeiro nº 4, da Grande Loja de Santa Catarina, sob a liderança de seu Venerável Mestre, Irmão Wilson Pereira Júnior. A Loja Amizade ao Cruzeiro completou este ano 165 anos de existência, tendo pertencido por um período de sua existência à GLMERGS. 

A sala ficou lotada, com diversos Irmãos pedindo para entrar. Foi a terceira apresentação do GSREx da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul em exatos 30 dias com audiência esgotada.  

Estavam presentes o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, o Past Grão-Mestre Rui Stragliotto, o Grão-Mestre da Grande Loja de Minas Gerais, Irmão Edilson Oliveira, o Past Grão-Mestre da Grande Loja de Baja California - México, Irmão Javier Lopes, o Grande Representante da GL de Massachusetts junto à GLMERGS, Irmão Sérgio de Assis, o Grande Representante da GL de Massachusetts junto à GL de MG, Irmão Leone Brandão, o Grande Secretário de Relações Exteriores da GL de SC, Irmão Orlando, o Grande Secretário de Relações Exteriores da GL do Mato Grosso do Sul, Irmão Ademar, Irmãos da GL de Massachusetts, Joseph e Kasahara, Irmãos da Bolívia e Irmãos de diversos estados brasileiros.

A apresentação abordou o trabalho iniciado pelo Past Secretário Executivo da CMI - Confederação Maçônica Interamericana, Irmão Rudy Barbosa, referente à Maçonaria Corporativa. A CMI está presente hoje em 26 países, com 83 Potências Confederadas, 546.000 maçons trabalhando em 12.720 Lojas. 

A GLMERGS é fundadora da CMI e esteve presente nos mais de 70 anos de existência da Confederação, inclusive exercendo a Presidência da Zona V que corresponde ao território brasileiro.