Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
13 de novembro de 2019

I Seminário do Rito de York reúne 90 irmãos em Caxias do Sul

No sábado, 9 de novembro, foi realizado em Caxias do Sul o I Seminário do Rito de York (blue lodge), promovido pela Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e organizado pela Grande Comissão de Liturgia do Rito de York. 

O evento ocorreu na Loja Thomas Smith Webb nº 257, com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, e contou com a participação de aproximadamente 90 Irmãos, todos pertencentes às sete Lojas existentes do Rito na Grande Loja. Na oportunidade, as Lojas trabalharam, pela manhã, numa Sessão de Iniciação e, pela tarde, numa Sessão de Elevação, todas elas comentadas, tendo como palestrantes os Irmãos MMII Fernando Mottola e Marcelo Rosa.

Os trabalhos foram presididos pelo Irmão MI Jaime Pasini. O objetivo do seminário foi esclarecer a ritualística dos Graus Simbólicos, visando à uniformidade de procedimentos. Segundo o Irmão MI Marcelo Rosa, Presidente da Grande Comissão de Liturgia e pertencente à Loja David nº 176, o seminário, além de estreitar os laços de união e fraternidade entre as Lojas, foi um marco histórico para os praticantes deste Rito pelo pioneirismo e só foi possível graças ao apoio recebido da Grande Loja, através do Grão-Mestre. Destacou que a ausência do conhecimento prático do ritual permitia interpretações variadas, gerando dúvidas e, não raras vezes, a introdução de procedimentos peculiares de outros Ritos na Ritualística do York. Ao fim as sete Lojas homenagearam o Sereníssimo Grão-Mestre com uma placa, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados ao Rito de York.