Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
11 de janeiro de 2022

ILERGS é fundado no dia do aniversário da Grande Loja

Desde o último sábado o ILERGS – Instituto de Lideranças Empresariais do Rio Grande do Sul – é uma realidade. Uma ideia apresentada na campanha que elegeu a atual administração da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul tornou-se algo concreto na Assembleia Geral Ordinária de fundação, realizada às 18h30min do dia 8 de janeiro, na sede da Sociedade Libanesa, em Porto Alegre.

Com a presença de quase todos os 33 irmãos fundadores – alguns acompanharam a Assembleia de forma virtual – e da Grande Administração da GLMERGS foram aprovados o estatuto, a ata de fundação e a constituição dos Conselhos Administrativo, Consultivo e Fiscal.

Trata-se de uma iniciativa que trará oportunidades aos irmãos de toda a Jurisdição, ampliando as perspectivas em diversos segmentos da gestão corporativa e do mundo dos negócios. “Está se realizando aqui, neste dia, o que prometemos em 2020. Exatamente um ano depois da nossa posse entra em funcionamento o ILERGS, abrindo um leque de oportunidades a todos que quiserem fazer parte”, disse o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier.

O ILERGS é uma associação civil de direito privado de interesse público, sem fins lucrativos e econômicos. As principais finalidades são desenvolver lideranças e gestores empresariais; fomentar iniciativas empresariais; defender os ideais e objetivos econômicos e sociais das empresas; defender e preservar o meio ambiente; promover o voluntariado e o desenvolvimento para combater a pobreza; experimentar novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de gestão para todas as áreas; realizar estudos e pesquisas visando ao desenvolvimento de tecnologias; produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. “Somos uma ferramenta de geração de negócios, dentro de uma visão moderna e adequada aos desafios do século XXI”, afirma o secretário executivo do Instituto, irmão Roberto Matte.

O ILERGS poderá, ainda, por si próprio ou em parcerias, organizar e prestar serviços de assessoria, consultoria, documentação, informação e banco de dados; produzir, editar e publicar livros, revistas, vídeos e outras peças de comunicação; assessorar e prestar serviços de auditoria; firmar convênios e contratos; promover atividades que visem à geração de emprego e renda; realizar e promover eventos educativos em diferentes formatos. “Todas essas atividades estão na formatação do ILERGS, mas a gênese será sempre o fortalecimento da livre iniciativa, do desenvolvimento econômico e social, alicerçado nos princípios da economicidade, sustentabilidade e responsabilidade”, observa o Diretor-Presidente do Instituto, irmão Ubirajara Terra.

O cadastro para os irmãos que queiram participar já está disponível. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail ilergs@glojars.org.br.