Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
18 de novembro de 2021

Loja Fraternidade e Justiça comemora 15 anos de fundação

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, esteve presente no dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, nas comemorações do aniversário de 15 anos da Loja Fraternidade e Justiça Nº 207, Oriente de Santiago.

Foram realizadas várias atividades alusivas à data. Entre elas, a inauguração do monumento denominado Maçonaria Unida de Santiago, erigido em conjunto com as demais Lojas do Oriente Santiago.

Estavam presentes o Secretário de Obras do Município, Matheus Santos Neis, representando o Prefeito Municipal, Tiago Gorsk Lacerda, o irmão Alvimar José de Moraes Cogo, Venerável Mestre da Loja Estrela Santiaguense nº 304 (GORGS), o irmão Cristian Manenti, Venerável Mestre da Loja Obreiros da Arte Real nº 3932 (GOB), o irmão Lúcio Turchetti, Venerável Mestre da Loja Bento Gonçalves nº 2450 (GOB), e irmãos do quadro das Lojas.

Após o Venerável Mestre, em representação ao Sereníssimo Grão-Mestre, participou da inauguração das novas dependências do Asilo Santa Isabel, entidade que recebe contribuições da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e possui irmãos do quadro da Loja Loja Fraternidade e Justiça Nº 207 que prestam serviços voluntários.

O Grão-Mestre Tadeu Gomes Xavier, acompanhado de sua comitiva, formada pelos irmãos Paulo de Tarso Gonçalves Severo, Assessor da GLMERGS para a Região Santa Maria, Vitolor Salau, Assessor do Grão-Mestre, e o Venerável Mestre José Dalberon Fortes Nunes, visitou os irmãos fundadores da Fraternidade e Justiça, Júlio Endres Filho, Paulo Roberto Garcez e Nero Bernardo de Souza, entregando a moeda comemorativa ao aniversário da Loja e uma lembrança da Grande Loja

À noite foi realizada a Sessão Magna comemorativa aos 15 anos da Loja, com a participação do Grão-Mestre, dos Veneráveis Mestres das outras oficinas do Oriente de Santiago. Na Sessão ocorreu a entrega de Comendas de Atividade Maçônica de 10 e 30 anos a integrantes da Loja, bem como a entrega pelo Sereníssimo Grão-Mestre a todos os irmãos presentes da moeda comemorativa ao aniversário. Ao Venerável Mestre, irmão José Dalberon Fortes Nunes, o Grão-Mestre entregou uma placa alusiva aos 15 anos de existência da Loja.

Finalizando o Sereníssimo Grão-Mestre cumprimentou a todos, colocando a GLMERGS à disposição, e destacando os trabalhos de benemerência que a Loja faz junto à comunidade e a valorização da integração entre os irmãos. Desejou que o G.`.A.`.D.`.U.`. continue a iluminar os passos de todos com muita saúde e vida longa.