Loja Fraternidade Marauense celebra 12 anos de Sagração do Templo
A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul esteve presente, dia 28 de abril, na Sessão Comemorativa dos 12 anos de Sagração do Templo da Loja Fraternidade Marauense Nº 219, Oriente de Marau.
A Sagração do Templo, realizada em 26 de abril de 2013, pelo então Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Otávio Cezar Lessa, sendo a liderança da Loja à época do Venerável Mestre, Irmão Sinval Sadi Esquível Silveira, foi lembrada com palavras emocionadas pelo Irmão Orador, que releu um discurso histórico, trazendo à tona a força espiritual daquele momento em que o espaço físico se consagrou como um altar de Sabedoria, Força e Beleza.
Mas as comemorações não se limitaram à evocação do passado. A noite foi abrilhantada pela presença do Irmão Abrão Jaime Safro, da Loja Obreiros da Liberdade Nº 152, Oriente de Erechim, que ministrou palestra sobre as relações entre Judaísmo e Maçonaria. Com profunda sensibilidade e vasto conhecimento, o Irmão Abrão transportou os presentes através das raízes simbólicas e filosóficas que unem ambas as tradições, sendo acompanhado pelo Irmão Luiz Pietrobon, da Loja Akhnaton Nº 62, também de Erechim.
A GLMERGS foi representada pelo Assessor Regional para a Região da Produção, Irmão Djalma Roque Woitchunas, acompanhado do Irmão Luís Antônio Costa, ambos da Loja Luz do Planalto Nº 65, Oriente de Passo Fundo.
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, foram entregues as comendas de 10, 20 e 30 anos de Ordem, outorgadas aos Irmãos que, com constância e dedicação, gravaram seus nomes na história da Loja. As homenagens foram conduzidas pelo Irmão Orador, Valmir Luiz Menegat, e pelo Irmão Djalma Roque Woitchunas, que exaltaram o valor da perseverança e da lealdade na caminhada maçônica.
Irmãos agraciados por 10 Anos de Ordem: Jandair Galeli, Marcelo Akio Oda, Marcelo Vezaro, Fábio Remedi Trindade, Valmir Luiz Menegat, João Batista Soares Coimbra e Thomás Eduardo Cerato Santin; por 20 anos: Evandro Antunes, Ildomar Marodim, Julcemar Orsato, Moacir Ebone, Osvaldo Lenzi e Paulo Humberto Dugatto; por 30 anos: Raul Paulo Carlesso e Sinval Sadi Esquível Silveira.
O Venerável Mestre agradeceu, emocionado, a contribuição de cada Irmão e reforçou a importância de se manter a chama acesa, para que o legado da Loja Fraternidade Marauense continue sendo uma luz para Marau, para o Estado e para toda a Maçonaria.