Loja Hermanubis apresenta o Projeto Seival ao Sereníssimo Grão-Mestre
O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, recebeu no dia 1º de junho, a Cinq.’. Ben.’. Aug.’. Resp.’. Loj.’. Simb.’. Hermanubis Nº 34, Oriente de Porto Alegre. Estavam presentes o Venerável Mestre da Loja, Irmão Tarso Peres Heldt, o convidado especial, professor Antônio Carlos Rodrigues e sua equipe, idealizadores do Projeto Seival e construtores da embarcação. O objetivo da visita foi apresentar o projeto ao Grão-Mestre.
Conforme relatos dos irmãos mais antigos da Loja, no início de suas atividades, nas décadas de 1940 e 1950, foram iniciados vários marinheiros que, inclusive, residiam nas embarcações. Em pesquisas nos documentos da Loja foram encontradas as fichas de 21 irmãos que eram de profissão “marinheiro”, e que suas residências eram nas seguintes embarcações: Vapor Camboinhas, Vapor Atlântico, Vapor Itapé, Vapor São Domingos e Vapor Itaité. Também foram encontradas atas nas quais constam que quando estes Irmãos não estavam em Porto Alegre na data da Sessão da Loja, eles faziam as Sessões embarcados. “O fato pitoresco era que nas Sessões embarcadas, quem dirigia a Loja itinerante da Hermanubis Nº 34, assumindo o cargo de Venerável Mestre, era o cozinheiro da embarcação, e o capitão era um Aprendiz”, explicaram os visitantes ao Grão-Mestre.
O Projeto Seival (Caminhos de Garibaldi) foi uma iniciativa de reconstrução da embarcação do Irmão Giuseppe Garibaldi, organizada pela Associação Socioambiental Amigos do Seival. O projeto visa contemplar os municípios situados às margens de rios, com passeios turísticos de maneira a incentivar o turismo regional, além de conscientizar a população sobre a relação com o meio ambiente e o cuidado com as águas.
Destaca-se uma das contribuições para a finalização do barco, que foi o motor custeado pela Associação Garibaldina de Roma, por meio de Francesco Garibaldi Hibbert, descendente direto de Anita e Giuseppe Garibaldi.
Construído também com o objetivo de resgatar as histórias marítimas da Revolução Farroupilha, com dimensões de 15 metros de comprimento e 12 metros de altura, incluindo os mastros, com capacidade para transportar 30 soldados, o Seival começou a ser construído em 2019 no município de Camaquã, fazendo sua primeira navegação em março de 2022, tendo ancorado na Lagoa dos Patos, no mesmo ponto em que a embarcação original esteve ancorada em 1839. Neste resgate histórico da Revolução Farroupilha, a Maçonaria esteve sempre muito presente. O Irmão Giuseppe Garibaldi construiu a embarcação que foi peça chave da famosa tomada de Laguna, quando o Seival lutou e venceu três embarcações muito maiores e bem mais armadas do então Império. Este impressionante feito náutico e militar demonstra a genialidade estratégica do Irmão Giuseppe Garibaldi.
Garibaldi foi iniciado maçom na Itália, chegando ao Grau 33. No Brasil frequentou a Loja Asilo da Virtude, na cidade de Rio Grande, à época Vila de Rio Grande (1836). Fundou a Loja Gualeguaychu, no Entre Rios, em 1837, e posteriormente, já no Uruguai, filiou-se à Loja Amis de La Patrie, tendo sido inclusive Venerável Mestre em 1841. Ao regressar à Europa, Giuseppe Garibaldi foi eleito Grão-Mestre do Grande Oriente da Itália em 1864 e, mais tarde, Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33. Como também participou das lutas pela unificação da Itália é considerado “Herói de Dois Mundos” e mundialmente conhecido como “O Leão da Liberdade”.