Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
16 de dezembro de 2019

Loja Luz e Ordem comemora 150 anos de fundação

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, desde o dia 24 de setembro de 2019, jurisdiciona em Porto Alegre uma Loja com 150 anos. Trata-se da Loja Luz e Ordem nº 9, que tem sede no andar térreo do Palácio Maçônico. Essa Oficina foi fundada em 1869 por 15 Irmãos que se desmembraram da Loja Progresso da Humanidade do Grande Oriente do Brasil. Desde então estabeleceu-se em diferentes endereços, filiou-se a outras potências e finalmente, em 1928, firmou sua identidade como filiada mais antiga da GLMERGS, em Porto Alegre. Sua atividade foi ininterrupta, ou em linguagem maçônica "nunca abateu colunas". Em 2019 consolidou-se com o título distintivo de Sesquicentenária, Benemérita, Grande Benemérita, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Ordem nº 9.

A semente plantada por 15 pioneiros em 1869 vicejou e produziu, também, a Loja Luz e Ordem nº 133, atual Augusta, Respeitável, Benemérita, Mui Excelsa, Sesquicentenária e Fundadora Loja Maçônica Luz e Ordem, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS. Fiéis à ideia de promover uma Maçonaria unida essas duas Oficinas têm trabalhado em conjunto. Nos eventos comemorativos do sesquicentenário esses dois corpos com uma só cabeça promoveram Sessão Magna Pública no Templo Caldas Júnior, um jantar-baile no Clube do Comércio e publicaram o livro "Luz e Ordem 150 Anos", relatando a história dessas Lojas Luz e Ordem.

A Sessão Magna de aniversário recebeu a presença dos mais altos dignitários de duas potências, o Sereníssimo Grão-Mestre da GLMERGS, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, e o  e Celito Cristófoli,

A Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, desde o dia 24 de setembro de 2019, jurisdiciona em Porto Alegre uma Loja com 150 anos. Trata-se da Loja Luz e Ordem N.º 9, a qual tem sua sede no andar térreo do Palácio Maçônico sito à Av. Praia de Belas, 560. Essa oficina foi fundada em 1869 por 15 Irmãos que se desmembraram da Loja Progresso da Humanidade do Grande Oriente do Brasil. Desde então estabeleceu-se em diferentes endereços, filiou-se a outras potências e finalmente, em 1928, firmou sua identidade como filiada mais antiga da GLMERGS, em Porto Alegre. Sua atividade foi ininterrupta, ou em linguagem maçônica "nunca abateu colunas". Em 2019, consolidou-se com o título distintivo de Sesquicentenária, Benemérita, Grande Benemérita, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Ordem N.º 9.

A semente plantada por 15 pioneiros em 1869 vicejou e produziu, também, a Loja Luz e Ordem N.º 133, atual Augusta, Respeitável, Benemérita, Mui Excelsa, Sesquicentenária e Fundadora Loja Maçônica Luz e Ordem, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS. Fiéis à ideia de promover uma maçonaria unida essas duas oficinas têm trabalhado em conjunto. Nos eventos comemorativos do sesquicentenário esses dois corpos com uma só cabeça, promoveram Sessão Magna Pública no Templo Caldas Júnior, um jantar-baile no Clube do Comércio e publicaram o livro "Luz e Ordem 150 Anos", relatando a história dessas Lojas Luz e Ordem.

A Sessão Magna de aniversário recebeu a presença dos mais altos dignitários de duas potências, o Sereníssimo grão-Mestre da GLMERGS, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, e o Sereníssimo Grão-Mestre do GORGS, Respeitabilíssimo Irmão Celito Cristófoli, acompanhados de outras autoridades maçônicas.

Essas comemorações são parte da história da Maçonaria do Rio Grande do Sul. Simbolizam a força do legado dos Irmãos de 1869 e a beleza do comprometimento dos Irmãos de 2019.