Loja Ocasional 20 de Novembro homenageia o ex-governador Alceu Collares
No dia 19 de novembro de 2025, às 20 horas no Templo Sabedoria do Palácio Maçônico Oswaldo Nunes, sede da GLMERGS, maçons ativos das Três Potências Regulares do Rio Grande Sul, realizaram a 3º Sessão Magna Pública da Loja Ocasional 20 de Novembro, alusiva à Semana da Consciência Negra.
A Sessão deste ano homenageou o ilustre Irmão, ex-governador do Estado, Alceu de Deus Collares, in memoriam (1927-2024).
Os trabalhos da Loja Ocasional 20 de Novembro foram conduzidos pelo Venerável Irmão, Luís Carlos Souza dos Santos, tendo como 1º e 2º Vigilantes os Veneráveis Irmãos José Alberto Silva e João Alberto Souza de Souza, Respectivamente; Orador foi o Venerável Irmão Antônio Jesus Fagundes Quevedo; Tesoureiro, o Venerável Irmão Carlos Roberto Maia Bitencourt Junior e ad hoc o Irmão Paulo Cesar Martins; Secretário, o Venerável Irmão Roberto Alexandre dos Santos; Mestre de Cerimônias, o Venerável Irmão Zonir Pereira Menezes; Porta Estandarte, o Venerável Irmão Luiz Moacir Rosa; Porta Espada, o Venerável Irmão Paulo Ricardo de Oliveira; Chanceler, o Venerável Irmão Anderson Alberto Martins Ott; 1º e 2º Diáconos, os Veneráveis Irmãos Cesar Volnei da Luz Gomes e Lucas Balbão da Silva, respectivamente; Hospitaleiro, o Irmão Luiz Augusto Santiago; Guarda do Templo, o Venerável Irmão Antônio Eduardo Matos Ferreira; e Mestre de Harmonia, o Venerável Irmão Anderson Alberto Martins Ott. O fotógrafo oficial da cerimônia foi o Venerável Irmão André Luís Gomes de Souza.
A Profª Drª Neuza Canabarro, viúva do saudoso Irmão Alceu de Deus Colares, palestrante da noite, fez uma breve apresentação da trajetória política e algumas particularidades no período que conviveu com o homenageado.
O Venerável Irmão Antônio Jesus Fagundes Quevedo, Orador, discorreu sobre a trajetória de um homem negro que dignificou sua origem, uma vida de serviço público e o legado maçônico de Alceu Collares.
O Venerável Mestre Luís Carlos e o Irmão Oswaldo Lacerda fizeram a entrega de uma placa à família, na pessoa da Profª Dra. Neuza Canabarro.
Os Irmãos Claudiomar da Rosa Felix e João Carlos Almeida dos Santos, Past Master e Primeiro Venerável da Loja Ocasional 20 de Novembro, respectivamente, fizeram a entrega de um diploma à cunhada Neuza, em agradecimento pela brilhante palestra proferida e um buquê de flores como tributo à nossa reverência às virtudes da mulher.
O Irmão Paulo Ricardo de Oliveira, Venerável Mestre da Aug ∴ Resp ∴ Loj ∴ Simb ∴ República Riograndense Nº 174, entregou uma placa a Neuza Canabarro, em nome do quadro de obreiros da última loja a qual pertenceu o Irmão Alceu de Deus Collares.
Estavam presentes o Grande Orador Adjunto, Irmão Oswaldo Lacerda, representando o Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira; o Irmão Pedro Osório dos Santos, Venerável Mestre da Loja Aurora Farroupilha Nº 3181, representando o Irmão Marco Antônio Aronne de Abreu Grão-Mestre do GOB-RS; Irmão Fábio Giordano, Ministro da Administração, representando o Soberano Grão-Mestre do GORGS, Irmão Marcus Vinícius Bortolotto; o Irmão Fernando Antônio Moretto, representando a Grande Loja do Estado do Piauí; Irmão José Delmar Rech, Vice-Presidente do Órgão Especial da Assembleia da GLMERGS; Irmãos Diego Chagas Baptista e Dirnei Vieira de Vieira, ambos Assessores Regionais da GLMERGS; Irmão Paulo Ricardo Oliveira, Venerável Mestre da Loja República Rio Grandense Nº 174; Irmão João Carlos Almeida dos Santos, 1º Venerável Mestre da Loja Ocasional 20 de Novembro; Irmão Claudiomar da Rosa Felix, Past Master da Loja Ocasional 20 de Novembro; Irmão Felipe Alexsander Ruppenthal de Souza, representando o Venerável Mestre da Cinq∴ Ben∴ Aug∴ Resp∴ Loj∴ Simb∴ Bento Gonçalves Nº 28; Irmão Emir Adalberto Rodrigues Ferreira, representando o Venerável Mestre da Ben∴ Aug∴ Resp ∴ Loj ∴Simb∴ Cidade de Viamão Nº 99; Irmão André Luís Gomes de Souza, representando o Venerável Mestre da B∴A∴R∴S∴ Loja José Caraver Nº 101; o Major PM Michel Ribeiro, representando o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel PM Irmão Claudio dos Santos Feoli; Adriana Collares, filha do Irmão Alceu Collares; Francisco Carlos Paiva Moreira, representando a Frente Negra Gaúcha; Irmãos de várias Lojas, cunhadas, sobrinhos(as) e visitantes.
Após a Sessão, o Venerável Mestre, Irmão Luís Carlos Souza dos Santos, agradeceu a presença e recepcionou a todos com um ágape fraternal no salão multiuso da Grande Loja.
O QUE É A LOJA OCASIONAL 20 DE NOVEMBRO? Em 23 de março de 2025, Irmãos Maçons Negros ativos, reunidos conforme os artigos 243 e 235, V, do Regulamento da GLOJARS, propuseram ao Sereníssimo Grão-Mestre, João Batista de Carvalho Silveira, a criação da Loja Ocasional 20 de Novembro, com fundamento no art. 21, III da Constituição da GLMERGS. Estiveram presentes os irmãos Luís Carlos Souza dos Santos, André Gomes, Antônio Eduardo de Matos Ferreira, Antônio Jesus Fagundes Quevedo, João Alberto Souza de Souza, João Carlos de Almeida dos Santos, José Alberto da Silva, Roberto Alexandre dos Santos e Zonir Pereira Menezes.
O Grão-Mestre abriu a reunião explicando a importância de uma Loja Ocasional. Em seguida, o Irmão Luís Carlos Souza dos Santos entregou carta justificando a realização da edição de 2025, destacando a participação do Grão-Mestre na solenidade de 2024. Por meio do Irmão Secretário, ressaltou-se que a Maçonaria busca promover a felicidade humana, baseada no amor, tolerância, igualdade e aperfeiçoamento moral, reconhecendo a orientação divina para a solidariedade.
Os Irmãos presentes enfatizaram que, diante dos avanços históricos da comunidade negra e da institucionalização do 20 de Novembro como Dia da Consciência Negra, torna-se necessária a criação da Loja Ocasional destinada a realizar, anualmente, uma Sessão Magna Pública alusiva à Semana da Consciência Negra. O objetivo é revisitar a história do Brasil sob a ótica da historiografia negra, destacar personalidades invisibilizadas e homenagear figuras que atuam na luta antirracista. A cada Sessão Magna, a Maçonaria reafirmará seu compromisso com Igualdade, Liberdade e Fraternidade, princípios celebrados em seus rituais. Reconhece-se que diversos setores da sociedade têm se mobilizado contra o racismo, e que a Ordem Maçônica, tradicionalmente engajada em transformações sociais, deve somar-se a essa luta por uma sociedade justa e antirracista.
Concluíram afirmando que a criação da Loja Ocasional 20 de Novembro não tem caráter segregativo, mas simbólico, reforçando a união entre todos os Irmãos. Assim como o pavimento mosaico expressa a harmonia entre os Irmãos, acreditam que uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural se constrói com a participação conjunta de todos.