Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
21 de novembro de 2021

Loja Ocasional homenageia bombeiros e aniversário da Brigada Militar

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, acompanhado do  Assessor, irmão Vitolor Salau, e do Assessor Regional Porto Alegre 2, irmão Dirnei Vieira de Vieira, participou sexta-feira, 19 de novembro, da Sessão Magna Pública Loja Ocasional Tenente Deroci Almeida Costa. A Sessão foi realizada às 20 horas no Templo Sabedoria do Palácio Maçônico Oswaldo Nunes na Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, reunindo maçons policiais militares e bombeiros militares, ativos das Três Obediências Maçônicas Regulares do RS.

O Tenente Almeida, iniciado na Loja Ordem e Progresso nº 4368 do GOB/RS, passou para Oriente Eterno no sinistro da Secretaria da Segurança Pública em julho de 2021, juntamente com o Sargento Munhós, ambos bombeiros militares. O objetivo da Sessão foi homenagear o 184º Aniversário da Brigada Militar e os familiares dos bombeiros militares vitimados no incêndio da Secretaria de Segurança Pública no exercício do dever. Estavam reunidos os maçons militares e bombeiros das três Potências Regulares, numa demonstração da Maçonaria Unida no Rio Grande do Sul.

Além do Grão-Mestre da GLMERGS, a Sessão contou com a presença do Grão-Mestre Adjunto do GORGS, Irmão Antonio Carlos Lampert, do Venerável Meste da Loja Ordem e Progresso nº 4368 (GOB/RS), Irmão Cristiano Felix, do Secretário Adjunto da SSP/RS, coronel Marcelo Gomes Frota, representando o Governador Eduardo Leite, do Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Vanius César Santarosa, do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Carlos Neves Soares Junior, do presidente da AOFERGS, tenente Roberto José Larrossa, do presidente da ASSTBM, tenente Aparício Costa Santellano, e do vice-presidente da ABAMF, tenente Jairo Conceição da Rosa. Além das autoridades, participaram da sessão a cunhada Alessandra Ceci dos Santos, esposa do Tenente Deroci Almeida Costa, e a senhora Kátia de Mesquita Munhós, esposa do sargento Munhós. Teve, ainda, a participação da Banda da Brigada Militar que abrilhantou o evento, executando os hinos Nacional e Riograndense.

O Respeitável Irmão Moacir Almeida Simões, Mestre Instalado da Loja Simbólica Francisco Valdomiro Lorenz (GORGS), foi o palestrante que discorreu sobre a história da Brigada Militar e a Maçonaria. O Irmão José Oliveira Estivalet declamou um poema em homenagem à Brigada Militar.

A Loja Ocasional Tenente Deroci Almeida Costa teve na condução dos trabalhos os Veneráveis Irmãos Claudiomar da Rosa Felix, Venerável Mestre, Daniel Duarte Machado e Jairo Roberto Brum dos Santos, 1º e 2º Vigilantes, respectivamente, Alessandro da Silva, Orador, Tiago Santos Barbosa, Tesoureiro, e Leonardo da Rosa Moiano, Secretário.

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, e o Venerável Mestre Claudiomar da Rosa Felix fizeram a entrega ao Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, de uma placa comemorativa aos 184 anos da instituição, transcorrido no dia 18 de novembro. Foram entregues placas em homenagem póstuma para a cunhada Alessandra e para a senhora Kátia. O Sereníssimo Grão-Mestre também entregou um presente da GLMERGS ao Comandante-Geral da Brigada Militar. A Sessão encerrou-se às 22 horas.