Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
15 de novembro de 2022

Loja Tiradentes II celebra 45 anos de fundação

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, esteve presente sábado, 12 de novembro, na Sessão Magna Pública dos 45 anos da Loja Tiradentes II Nº 71, de Capão do Leão, onde foi recebido pelo Venerável Mestre, Irmão Jarbas Rosa Xavier, demais Irmãos da Loja, autoridades municipais e convidados.

Acompanharam o Grão-Mestre o Assessor Regional de Pelotas, Irmão Thiarles da Silva Almeida, o Assessor do Grão-Mestre, Irmão Vitolor Salau, e o Grande Chanceler, Irmão João Paulo Oliveira Garcia. Também participaram da Sessão o Prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, o Presidente da Câmara Municipal, Edimar Borges de Barros, cunhadas e sobrinhos.

Após a saudação de abertura o Venerável Mestre convidou a senhora Cléa Dias Cruz  para proferir a palestra “Dores e Aflições na Visão Espírita”. Na sequência o Venerável Mestre relembrou a trajetória da Loja até os dias de hoje. Agradeceu ao Prefeito Municipal e a toda a administração da cidade pela parceria fundamental nas atividades que a Loja realiza com a comunidade leonense. Destacou o Projeto Juventude Assistida, desenvolvido juntamente com a Fundação Maçônica Educacional, Prefeitura, UFPEL e escolas do município, que há quatro anos trabalha na prevenção ao consumo de drogas nas escolas. Enfatizou a forte parceria, também, na formação do Conselho de Segurança, do qual participam a Polícia Civil, Brigada Militar, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural, com excelentes resultados na prevenção e resolução de crimes, principalmente na zona rural. Finalizando, agradeceu à GLMERGS, “através do nosso Sereníssimo Grão-Mestre, Tadeu Gomes Xavier. Sua presença nesta sessão Magna reflete o comprometimento e o cuidado que tem tido em se fazer presente em momentos importantes na história das Lojas. A Grande Loja tem sido uma parceira decisiva nas nossas atividades, orientando e indicando os melhores caminhos para o crescimento e o fortalecimento de nossas Oficinas”.

O Sereníssimo Grão-Mestre lembrou que desde seus 13 anos de idade dedica-se à Maçonaria, tendo sido DeMolay, o que lhe permitiu construir uma sólida caminhada, “coroada com a honra de ser o Grão-Mestre de mais nove mil Irmãos da nossa Jurisdição.  Hoje temos 1.100 DeMolays no Rio Grande do Sul, jovens em formação e que virão a ser líderes no futuro, como são os quatro Grão-Mestres oriundos dessa maravilhosa Ordem, estrategicamente trazida para o nosso estado pelo saudoso Irmão Claudiomar Lopes Barcellos. A Ordem DeMolay é hoje o oxigênio da Maçonaria que continua forte e líder”.

Finalizou parabenizando a Loja Tiradentes II, acrescentando que a Grande Loja vive um momento especial, de crescimento, com cautela, e planejamento contínuo.

Ao final todos confraternizaram em um ágape fraternal.