Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
06 de outubro de 2021

Outubro Rosa é um alerta para os cuidados e a prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres de todas as regiões do Brasil, sendo mais comum no Sul e Sudeste do país.

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul se associa à campanha Outubro Rosa, no sentido de alertar as cunhadas, sobrinhas e demais familiares mulheres para que façam exames regularmente, visando à prevenção dessa grave doença.

O câncer de mama atinge com mais frequência mulheres acima dos 40 anos, idade em que os cuidados devem ser redobrados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que em 2021, ocorram 66.280 novos casos. Mas, quando descoberto em estágio inicial, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura.

Alguns cuidados são imprescindíveis, conforme recomendações dos médicos;

 ·       Fazer o autoexame uma vez ao mês.

·        Procurar atendimento médico, caso perceba algo diferente, como nódulos na mama.

·        Realizar ecografia mamária e mamografia, conforme orientação médica.

·        Ter hábitos saudáveis.

 O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, lembra que o Outubro Rosa é apenas um mês de alerta para a gravidade do problema. “Temos que cuidar e alertar as mulheres que amamos o ano todo. Os cuidados e os exames devem ser feitos sempre. Por isso, conclamo os nossos irmãos a apoiarem e alertarem as esposas, mães, filhas, todas as mulheres da família. A prevenção salva vidas.”