Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
19 de março de 2020

Palavra do Grão-Mestre

Estimados Irmãos,

Como é de conhecimento geral, estamos vivendo um momento de exceção no mundo inteiro, o que tem trazido muita preocupação a todos. Trata-se de algo novo para a Humanidade, com poucos precedentes na História, excetuando-se os períodos de conflito bélico.
Diante desse cenário a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul decidiu tomar medidas importantes, às quais alteram a rotina dos irmãos e da própria administração. Tais medidas se fazem necessárias como precaução para evitarmos contágio em massa e, também, como obediência às determinações e orientações das autoridades do País, Estado e Município.
Já tínhamos publicado Ato levantando a obrigatoriedade da presença em Loja, por 60 dias, dos irmãos com mais de 60 anos, e lembrando as Lojas que avaliassem a situação para decidir pela suspensão ou não dos trabalhos. Praticamente todas já suspenderam suas atividades.
Neste momento em que o município de Porto Alegre torna público decreto determinando restrições de acesso e até proibindo atividades e funcionamento de estabelecimentos, é nosso dever também observar esse novo regramento para reduzir ao máximo a proliferação do coronavírus.
Portanto, estamos suspendendo os trabalhos no Palácio Maçônico e restringindo as atividades administrativas, visando diminuir o fluxo de pessoas. Pedimos a compreensão de todos os irmãos, mas são ações absolutamente necessárias para que possamos contribuir com a saúde pública. Também passaremos a fazer limpeza quinzenal no sistema de ar condicionado e não mais mensal, como era o procedimento. 
É importante, no entanto, que todos tenham em mente que não se trata de isolamento, mas, sim, de recolhimento. Maçonaria não se faz exclusivamente com a nossa presença física em Loja. Temos tecnologia suficiente hoje, como as redes sociais, para nos comunicarmos e utilizarmos esses recursos a nosso favor.
Agora é a hora da reflexão individual e familiar, da oração e do pensamento e das ações resilientes. Nada dura para sempre e, certamente, essa pandemia também não será perpetuada. Contudo, esse é o momento que estamos vivendo e precisamos atravessá-lo com serenidade e equilíbrio.
Que o G.’.A.’.D.’.U.’. abençoe a todos e as nossas famílias.
Norton Valladão Panizzi
Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul