Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
17 de março de 2021

Palavra do Grão-Mestre

Estimados Irmãos,

 

Nem o mais pessimista dos homens poderia imaginar a duração deste período de pandemia. O importante, meus irmãos, é reconhecer. É um momento inédito, jamais visto, doloroso, difícil. Essa pandemia que abala e afeta as nossas famílias, as nossas empresas, as instituições, as Lojas, a Grande Loja. É um momento de nos cuidarmos. De cautela. De serenidade. De cuidarmos da nossa saúde e dos nossos mais próximos. Aliás, a meta é cuidar da saúde.

Neste momento temos duas opções bem claras. A primeira é sentarmos, chorarmos e lamentarmos. A segunda é arregaçarmos as mangas e ir ao trabalho. Encontrar a solução para este período tão complicado.

A nossa Grande Loja optou pelo segundo caminho, meus irmãos. O fundamental para isso será compreendermos o papel do maçom da atualidade. Nunca a Maçonaria precisou tanto do irmão! Nunca a nossa Instituição precisou tanto do maçom!

Do irmão comprometido com a causa da Loja. Comprometido com a Instituição, que sabe que deve se reinventar. Que sabe que precisa aumentar e reforçar os laços de irmandade que nos ligam fraternalmente.

Mas eu tenho certeza, meus irmãos, que o quadro de obreiros da nossa Muito Respeitável Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul é formado por esse tipo de maçom. Responsável, comprometido, que sabe da sua missão. Certo de que em momentos difíceis da nossa vida podemos crescer. Podemos tirar algumas lições desse período. Tenho três eleitas.

A primeira, as nossas reuniões são puro conhecimento. É uma ação importante enquanto não voltarmos para o templo, vamos reforçar essa ação. A segunda, o nosso infinito amor pelo próximo. Estamos fazendo mais solidariedade. Que possamos fazer eventos maiores do que os que já temos feito. A terceira, é certo que neste período, independente das nossas crenças, estamos rezando mais, falando mais com o G.’.A.’.D.’.U.’.. E nós sabemos a força da oração! Está difícil, sim, mas vai passar.

Já estamos esquentando os motores desta locomotiva que é a nossa Grande Loja! Começamos as reuniões com a Grande Administração, com a equipe interna, com os assessores, com a Comissão de Planejamento. Reunimos as 50 Lojas que trabalham nos templos do Palácio Maçônico, dando início às nossas atividades. Dentro em breve a Comissão de Planejamento entregará à Jurisdição as metas e os objetivos que nós vamos buscar. Ou seja, façam, meus irmãos, em suas Lojas a mesma coisa. Comecem as reuniões com as comissões, administração e obreiros da Loja para que possamos iniciar as nossas atividades. Fortaleçam-se através das reuniões on line. Pois bem, meus irmãos, não pode existir para a Maçonaria um lockdown de fraternidade, de amor, de compaixão ou de irmãos que não façam um planejamento estratégico de suas Lojas.

Portanto, vamos iniciar os nossos trabalhos. Boas-vindas, bom retorno e que o G.’.A.’.D.’.U.’. nos ilumine e guarde. Não esqueçam jamais: fé, acima de tudo. Porque vai passar!

 

Tadeu Gomes Xavier

Grão-Mestre