Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
24 de maio de 2022

Past Grão-Mestre Gilberto Mussi é homenageado em Canguçu

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, participou nesta segunda-feira, 23 de maio, da Sessão Magna da Loja José Bonifácio Nº 55, em Canguçu, dirigida pelo Venerável Mestre, Irmão Antônio Luiz Souto da Silva.

Na oportunidade o Past Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Gilberto Moreira Mussi, foi homenageado pelos marcantes e relevantes serviços prestados à Maçonaria, iniciativa da Loja José Bonifácio. O templo da Loja passou a se chamar Templo Gilberto Moreira Mussi.

Diante de um grande número de irmãos e de Veneráveis Mestres da maioria das Lojas maçônicas da Região Sul, foram descerradas a foto e a gravura com o nome do Irmão Mussi. Na sequência, o Orador da Loja, Irmão Saul Moreira da Cunha, proferiu brilhante apresentação, exaltando as qualidades do ex-Grão-Mestre, tanto em sua vida profana, onde galgou importantes cargos como homem público, bem como, e, principalmente, na Sublime Ordem, onde hoje, ainda em plena atividade, serve como exemplo de determinação, de perseverança e inspiração.

Vários irmãos se manifestaram, com elogios e reconhecimentos. O Venerável Mestre da Loja de Estudos e Pesquisas Ideal Campagna Nº 130, Irmão Milton Brito de Almeida, lembrou o lado amigo e fraterno do Irmão Mussi, destacando suas incomparáveis qualidades como homem maçom.

O homenageado usou da palavra para agradecer a surpresa que lhe havia sido feita, uma vez que desconhecia o objetivo da Sessão, destacando seu sonho de ver a Loja José Bonifácio e a Maçonaria, fortalecidas, lutando por um mundo melhor.

Finalizando a Sessão, o Sereníssimo Grão Mestre, Tadeu Gomes Xavier, reafirmou todas as manifestações já feitas, mas, evidenciou que a maior homenagem que se pode pensar ao Irmão Mussi, “é dar sequência ao legado de luta, de determinação e de fé que ele nos inspira. De nada adianta essa homenagem se cada uma de nós não fizermos a nossa parte para dar prosseguimento à sua grande obra”. Destacou que a administração da Grande Loja deve ser dividida em dois momentos distintos, sem deixar de reconhecer o incansável trabalho de todos os Grão-Mestres: antes e depois da passagem do Irmão Gilberto Moreira Mussi. “O trabalho e o esforço de toda a Grande Administração têm sido com o objetivo de honrar esse legado.”

O Grão-Mestre aproveitou, também, para fazer referência ao Encontro de Líderes – Do Aprendiz ao Mestre Instalado, maior encontro de maçons da América Latina, que ocorrerá em 25 de junho próximo e que hoje, 30 dias antes do evento, já tem 1.352 irmãos inscritos.

O Grão- Mestre esteve na Sessão acompanhado do Assessor, Irmão Vitolor Salau, do Assessor Regional Pelotas, Irmão Thiarles Almeida, e do Assessor da Controladoria Contábil, Irmão José Francisco Lamas Domingos. Também prestigiaram a Sessão o Inspetor Litúrgico da 2ª Região, Irmão José Ananias Silveira do Amaral, e o Delegado da Inspetoria, Irmão Ubirajara Terra.

Participaram, ainda, o Venerável Mestre da Loja Fraternidade Nº 3, Irmão Daniel Feijó França, o Venerável Mestre da Loja Rio Branco III Nº 24, Irmão Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, o Irmão Gilmar Mussi, representando a Loja Lessing Nº 61, o Mestre Instalado da Loja Ciência e Virtude Nº 92, Irmão Carlos Eugênio Silva da Silva, o Mestre Instalado da Loja Abolição Nº 100, Irmão Zildo Pacheco D’Ávila, o Mestre Instalado da Loja de Estudos e Pesquisas Ideal Campagna Nº 130, Irmão Milton Brito de Almeida, o Irmão Roberto Hubner Viola, da Loja Perseverança Nº 171, o Venerável Mestre da Loja Claudiomar Lopes Barcelos Nº 288, Irmão Odiomar Bitencourt Teixeira, o presidente da Excelsa Loja de Perfeição Silêncio, do Vale de Canguçu, Irmão Jerson Luis Porto da Cunha, e o ex-prefeito de Canguçu, Gerson Cardoso Nunes. Colaboraram com a organização da confraternização os jovens do Capítulo Guardiões dos Tapes Nº 894, da Ordem DeMolay. Ao final da Sessão todos confraternizaram no Salão de Banquetes da Loja.