Piquete do DTG Mala de Garupa convida Irmãos para abertura das atividades tradicionalistas
Neste mês de exaltação à cultura gaúcha, a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul convida os Irmãos para participar da abertura das atividades tradicionalistas, visando enfatizar o envolvimento da Maçonaria com as raízes regionais.
A inauguração do evento está prevista para sexta-feira, 07, a partir das 18h, no piquete do DTG Mala de Garupa (Lote 115, Quadra F, setor nº2), localizado no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Às 19h será servido um jantar.
Ao longo da Semana Farroupilha, do dia 8 ao dia 23 de setembro, o piquete estará recepcionando as Lojas para confraternizações e, também, para a realização do ágape. Este ano o DTG não confeccionará jantares ou almoços. Para as Lojas, a infraestrutura da cozinha e churrasqueira do piquete estará disponível sem custos.
Assim, o Mestre de Banquetes deverá providenciar os gêneros alimentícios e confeccionar o prato desejado (inclusive churrasco). A única condição é que sejam consumidas as bebidas fornecidas pelo piquete.
As Lojas interessadas em realizar jantar ou almoço nas instalações do DTG Mala de Garupa devem entrar em contato para reservar data com o Patrão Francisco Marques Neto (51) 9649.4504 ou com o Secretário Irmão João Bertolini (51) 8140.3470.
Piquete sustentável
Nem só o culto à tradição justifica a existência de um ente coletivo como o DTG Mala de Garupa. Focado no conceito de sustentabilidade, ajusta o foco original à linha internacionalmente buscada, qual seja a da preservação ambiental.Para tanto, desenvolveu o projeto intern do galpão baseado em produtos de reciclagem. Entre outros materiais, foram utilizados plásticos prensados e reciclados na montagem.
Conforme a idealizadora do projeto a cunhada Josene Andrade Marques, engenheira de plásticos e esposa do Sota-Capataz Bortolini, foram utilizadas placas de lixo plástico reciclado no piso, nas lixeiras, nos tijolos, em alguns bancos, em cochos para ração de animais e no balcão do "bolicho" do piquete.
Além disso, o DTG Mala de Garupa reutilizou em parte da cobertura, telhas de barro que recebeu em doação. "Grande parte do material utilizado no projeto é composto por 90% de lixo reciclado e 10% de resina virgem (produto que dá da a liga necessária)", salienta a engenheira.
Cuidados ambientais no acampamento
A inciativa ainda vai além: o Parque Harmonia está trabalhando para a manutenção ecologica do ambiente geral do acampamento. No local, serão entregues materiais de orientação quanto à reciclagem.
Além disso, educadores ambientais farão um trabalho motivacional com os acampados para fomentar a separação do lixo e a entrega do óleo de cozinha utilizado. Para o recolhimento adequados do lixo produzido durante o evento, haverão tonéis distribuidos pelo local.