Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
23 de setembro de 2022

Projeto cultural do DTG M.A.L.A. de Garupa apresentado no Acampamento Farroupilha recebe nota máxima

O DTG M.A.L.A. de Garupa recebeu a nota máxima em Apresentação de Projeto Cultural, concedida pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, que se encerraram no dia 20 de setembro.

O projeto apresentado foi “Açorianos – dos casais a um povo”, em evento no dia 16 de setembro no piquete do DTG no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. “Foi uma grande emoção receber a nota máxima, o que nos enche de satisfação”, disse o Sota Capataz do DTG, Irmão Leonardo Holderbaum.

O projeto contou com a condução dos Irmãos Diego Chagas Baptista e José Oliveira Estivalet, que representaram o DTG e falaram sobre a história do Rio Grande do Sul, a partir da perspectiva das famílias açorianas. A apresentação teve, ainda, a participação da Invernada Juvenil do 35 CTG, com as danças chimarrita e pezinho, tradicionais do Rio Grande do Sul. A finalização ficou por conta do Irmão Estivalet, que emocionou os presentes declamando o poema “Chimarrão da Madrugada”, de Aureliano de Figueiredo Pinto.

Também participaram do evento as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, David Riegel Neto, de Eldorado do Sul, e Oscar Schmidt, da Ilha da Pintada, em Porto Alegre. Alunos e professores das escolas assistiram à apresentação e almoçaram no piquete do DTG. As refeições foram oferecidas pela Loja Obreiros do Eldorado Nº 145.

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, parabenizou o DTG M.A.L.A. de Garupa e todos os seus integrantes, destacando o importante trabalho realizado para o cultivo e o ensino das tradições gaúchas, “o que se traduz em um exemplo de ação social”.