Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
18 de agosto de 2017

FME auxilia governo do Estado com Centro de Juventude Rubem Berta

No dia 17 de agosto mais de 120 jovens de 15 a 24 anos passaram pelo Vida Centro Humanístico, na zona norte de Porto Alegre, para conferir a Feira das Profissões e o Seminário de Juventude, atividades que integram a programação da Semana Estadual da Juventude. A equipe da Fundação Maçônica Educacional (FME), parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e gestora do Centro de Juventude Rubem Berta, esteve presente no evento, onde apresentou os cursos que serão oferecidos no local e como irá funcionar o espaço, que começa os atendimentos nas próximas semanas.  

Durante as atividades os jovens também conheceram o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), iniciativa do governo do Estado que busca reduzir a criminalidade e melhorar a qualidade de vida nas áreas de vulnerabilidade, com o aumento da escolaridade e da empregabilidade. Ao longo do dia os estudantes tiraram dúvidas sobre cursos técnicos, universidades ou vagas de estágio. Houve oportunidade de fazer as carteira de identidade, de trabalho ou tentar conseguir um emprego. 

Feira das Profissões do Rubem Berta atingiu número recorde de atendimentos no projeto. No total, foram atendidos 200 jovens, 43 encaminhados para uma vaga de emprego, 12 emitiram carteiras de trabalho e os demais receberam informações sobre vagas e oportunidades. Para as atividades do Centro de Juventude Rubem Berta, que integra as ações do POD, 120 estudantes foram cadastrados. 

 

O projeto Centros de Juventude

Com a finalidade de contribuir para a redução dos índices de violência, o governo do Estado divulgou em abril cinco Centros de Juventude nos municípios de Porto Alegre (bairros Restinga, Cruzeiro do Sul e Rubem Berta), Alvorada (Umbu) e Viamão (Santa Cecília). O funcionamento dos Centros se dá por meio de parceria entre o governo do Estado e Organizações Não Governamentais (ONGS).

Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), com a participação da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o projeto visa atingir 59 mil jovens, direta e indiretamente, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Os Centros também contam com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que este ano vai repassar R$ 10 milhões, para a inclusão direta de 3.600 jovens.