Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
08 de maio de 2021

Grande Loja recebe a visita do Irmão Cezar Schirmer

O Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Tadeu Gomes Xavier, acompanhado do Eminente Grão-Mestre Adjunto, Irmão João Batista de Carvalho Silveira, e da Grande Administração, recebeu na tarde desta sexta-feira, 7 de maio, a visita do Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Irmão Cezar Schirmer.
O Grão-Mestre recepcionou Schirmer e levou-o para conhecer as instalações da Grande Loja, obra que encantou o ilustre visitante. “Está tudo muito bonito”, repetiu várias vezes, elogiando também o bom gosto e a funcionalidade dos espaços. Em cada ambiente, o Sereníssimo explicava do que se tratava ou para qual finalidade tinha sido pensado.
Schirmer, que pertence à Loja Eureka Nº 27, de Santa Maria, sua terra natal, disse que tem um encantamento especial pela Maçonaria, por tudo que ela representa para os avanços da Humanidade e do Brasil, embora, devido às atividades públicas que exerce, não esteja conseguindo frequentar as sessões como gostaria.

“O mundo vive grandes dificuldades, não só pela pandemia, mas também por causas que vêm de muito mais tempo, como a degradação de valores e princípios, que provoca uma série de outras consequências”, afirmou. 
Após informar que fixou residência em Porto Alegre, o Irmão Cezar Schirmer disse que está à disposição da Grande Loja. “Tenham em mim um Irmão para ajudar. Em tempos de escuridão quanto mais luzes produzirmos, melhor para todos. Estou totalmente integrado.”
O Sereníssimo Grão-Mestre agradeceu a visita, explicando que a GLMERGS tem um projeto de crescimento consistente, tanto em quantidade quanto em qualidade. “Queremos e precisamos crescer, este é o nosso projeto, mas vamos fazer isso de maneira bem pensada e elaborada, sem perder agilidade, para que seja duradouro”, observou.
O Grão-Mestre também ressaltou a Cezar Schirmer a necessidade da retomada econômica de forma contínua para evitar ainda mais danos às pessoas. “Todos nós fomos impactados, mas tem muita gente precisando de trabalho e renda e isso só será resolvido com a continuidade do funcionamento das atividades.” O Irmão Schirmer concordou e disse que os danos econômicos trarão dificuldades tão grandes, ou até maiores, do que a pandemia.
Ao final do encontro, o Grão-Mestre convidou o Secretário, obtendo concordância imediata, para apresentar o projeto de revitalização do centro de Porto Alegre, em elaboração na Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, durante evento da GLMERGS que está previsto para o final de junho.
Também estavam presentes o 1º Grande Vigilante, Irmão Rodrigo Werlang Isolan, 2º Grande Vigilante, Irmão Marcelo Lopes Rosa, Grande Secretário, Irmão João Carlos Malheiros Cunha, Grande Orador Adjunto, Irmão Carlos Roberto da Cunha Amador, o presidente da Comissão de Planejamento, Irmão Mário Jaime Gomes de Lima, demais integrantes da Comissão, e o Assessor do Grão-Mestre, Irmão Vitolor Salau.