Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
07 de janeiro de 2024

Grão-Mestre visita Sociedade Floresta Aurora

O Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, visitou a Sesquicentenária Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora na quinta-feira, 4 de janeiro, atendendo convite da diretoria para conhecer as instalações e a história do clube negro mais antigo do Brasil e da América Latina, fundado em 1872.

O Vice-Presidente da Sociedade Floresta Aurora, Isaac de Oliveira, acompanhado da Diretora Social, Ângela Oliveira, fez a saudação inicial, agradecendo a visita do Grão-Mestre e cumprimentando todos os demais presentes. Em seguida recordou os tempos dos Oradores das antigas sociedades, solicitando que o ex-presidente, Antônio Carlos Côrtes, membro do Conselho Deliberativo da Floresta Aurora, fizesse a saudação oficial. Após os cumprimentos, discorreu sobre a história da Maçonaria  e a Abolição da Escravatura no Brasil. Citou a origem do Grupo Palmares e seu legado para negritude brasileira e no encerramento, recitou a letra do samba enredo de 1969 da Escola de Samba Império Serrano, do Rio de Janeiro, “Heróis da Liberdade”, composto por Silas de Oliveira. “Hoje, com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Tadeu Gomes Xavier, foi um momento histórico e sublime que enriqueceu a cultura da Sociedade Floresta Aurora”, finalizou. Como forma de marcar o encontro, a diretoria entregou ao Grã-Mestre publicações que contam a história da Floresta Aurora.

O Grão-Mestre, por sua vez, agradeceu a homenagem e retribuiu os mimos ofertados. Disse que ficou encantado com as belas instalações da Sociedade e sua longevidade, parabenizando a todos que conservam os valores culturais e éticos, “exemplos das manifestações culturais do povo afrodescendente, a história é marcada por vários episódios de luta popular em defesa de direitos, que garantem dignidade, respeito e, acima disso, a vida”.

Concluindo, discorreu, sobre as realizações da administração, como exemplos das Lojas Maçônicas fundadoras que no passado libertaram centenas de pessoas escravas e hoje a Maçonaria está presente com o Projeto Libertas, criado nesta gestão para libertar crianças da escravidão, proporcionando acompanhamento escolar, alimentação e oficinas profissionalizantes para os seus genitores, “porque através do conhecimento nunca teremos pessoa escravizadas”.

Representando o corpo de associados da Sociedade Floresta Aurora estavam presentes os senhores Amilton Ribeiro, Antônio Carlos Côrtes e Luiz Moacir da Rosa, integrante da A∴R∴L∴S∴ Phoenix Nº 70. Também compareceu o presidente da Associação Satélite Prontidão, Richard Alves, entidade com mais de 120 anos, criada também para manter a cultura e as tradições afrodescendentes. Em seu auge essa associação reuniu mais de 3 mil integrantes.

Representando as Lojas Maçônicas estavam presentes os Irmãos Marco Antonio de Oliveira Soares, da A∴R∴L∴S∴ Flávio Antunes da Rocha Nº 199, o V∴ M∴ Estanislau Monteiro, e 2° Vig∴, Paulo Ricardo Braga Ferreira; e André Luís Gomes de Souza, da Ben∴A∴R∴L∴S∴ José Caraver Nº 101.

Acompanharam o Grão-Mestre o Assessor, Irmão Vitolor Salau, o Assessor Regional Porto Alegre 3, Irmão Claudiomar Félix, o Presidente da Grande Comissão de Planejamento, Irmão Mário Jaime Gomes de Lima, o Diretor das Filhas de Jó, Irmão Jairo Roberto Brum dos Santos, e o Irmão André Luís Gomes de Souza, autor das fotos que ilustram esta matéria.

Ao final foi servido um café de boas-vindas.