Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
29 de julho de 2021

Irmãos de Santana do Livramento fundam o Piquete Tropeiros da Caridade

Irmãos da Loja Caridade Santanense Nº 2, Oriente de Santana do Livramento, criaram recentemente o PTG (Piquete Tradicionalista) Tropeiros da Caridade, impulsionados pelo espírito de inovação e pioneirismo que sempre caracterizou a Loja nestes 148 anos de atividades ininterruptas.

Por iniciativa do Venerável Mestre, Irmão Ney Edílson Nogueira, reuniu-se um grupo de onze integrantes do quadro da Loja para deliberar sobre a criação de um PTG, sendo aprovada por unanimidade a fundação do Piquete Tropeiros da Caridade. O nome faz alusão ao significado do termo “tropeiros”, aqueles que conduzem a tropa, e, neste caso, aqueles que conduzem a cultura e a tradição; e também em combinação com a palavra “caridade”, que faz alusão à Loja Caridade Santanense e, também, à missão de ajudar os mais necessitados da sociedade.

Definiu-se, também por unanimidade, o seguinte lema do PTG: “Irmanados pela Liberdade, Igualdade, Fraternidade e a Tradição do Universo”. Após foi eleita a primeira patronagem para o ano de 2021 (diretoria provisória), para fins de legalizar a existência da entidade e que ficou assim constituída: Patrão (Presidente), Ir∴ Ney Edílson Nogueira Fernandes; Capataz Geral (Vice-presidente), Ir∴ Maurício Rodrigues Simões Pires; Primeiro Sota Capataz (Primeiro Secretário), Ir∴Valmir de Souza do Espirito Santo; Segundo Sota Capataz (Segundo Secretário), Ir∴ Miguel Ângelo Marques Linardakis; Primeiro Agregado da Guaiaca (Primeiro Tesoureiro), Ir∴ Sérgio Ricardo Gonçalves Vieira; Segundo Agregado da Guaiaca (Segundo Tesoureiro), Ir∴ Júlio César Neves Garagory; Agregado das Falas, Ir∴Jair Gonçalves Albeche, e, como adjunto o Ir∴ Ângelo Santana; Peão Posteiro da Invernada Campeira (Departamento), Ir∴Sílvio Luiz Menezes Flores; Peão Posteiro da Invernada Esportiva (Departamento), Ir∴Luiz Humberto Albeche Leal; Conselho de Vaqueanos (Conselho Fiscal) - três titulares: Ir∴ Hélio Flávio Ribeiro Bênia, Ir∴Valdeir Elguy Fernandes e Ir∴Edson Carlos Rego dos Santos; e três suplentes: Ir∴Milton Corrêa Silveira, Ir∴João Jorge Canabarro Larruscahim e Ir∴Élbio Juner Fonseca Correa.

Por fim, ficou definido que todos os integrantes da Loja Maçônica Caridade Santanense serão considerados sócios do Piquete Tradicionalista Tropeiros da Caridade e que a diretoria eleita e já empossada terá que confeccionar o estatuto e a bandeira da entidade.

O PTG já nasce com desafio de realizar atividades culturais, campeiras e de confraternização e participar do desfile farroupilha assim que possível.