Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
18 de novembro de 2018

Sobrinha de 12 anos conquista cadeira na Academia de Letras do Brasil

Giovana Morais Rigo tem 12 anos e estuda no sétimo ano da Escola Santo Antônio, em Estrela. Começou a escrever aos 9 anos, quando publicou seu primeiro livro, em 2015: Sarali e a Magia dos Doces. Em 2017 escreveu Sarali e a Magia dos Doces em uma Aventura Cor-de-Rosa. Agora em 2018 publicou Sarali e a Magia dos Doces em um Encontro Inesperado. Todos integram a Coletânea VI da ALIVAT - Academia Literária do Vale do Taquari.

Giovana ministra palestras em diferentes escolas do município de Estrela e região, conversando com alunos do ensino fundamental sobre a importância da leitura. No dia 17 de novembro deste ano, no Centro Cultural Érico Veríssimo, em Porto Alegre, foi empossada como acadêmica, recebendo o título de Imortal pela Academia de Letras do Brasil/RS, na cadeira 77, com o Patrono José Mauro de Vasconcelos. É a primeira criança no RS a receber o título na Academia.  

Giovana é filha do Irmão Fernando César Rigo, da Loja Ney José Reis nº 135, de Estrela. A Grande Loja saúda e parabeniza a pequena escritora, bem como seus pais, desejando muito sucesso em todos os seus trabalhos.

A Academia de Letras do Brasil - Seção Rio Grande do Sul é a seccional da ALB nacional. A Academia está presente em todos os estados da federação, nas cinco regiões do país, tem uma estrutura a partir da Presidência nacional, passando pelas estaduais, regionais e municipais, que se baseia na intensa participação dos Acadêmicos        Imortais. No estado, a ALB tem 65 Acadêmicos Efetivos (residentes no RS) e 11 Acadêmicos Correspondentes (fora do estado), num total de 76 de diferentes idades, gêneros e etnias. A finalidade da academia é a promoção do escritor independente. Atinge este objetivo com o reconhecimento e titulação da obra literária de cada escritor, em primeiro lugar, e, também, pela ação articulada dos acadêmicos junto aos demais escritores, os leitores e a sociedade em geral, com o intuito de promover o livro e a leitura como instrumento emancipatório da cidadania, da inteligência e da cultura. Para tanto, a ALB apoia os esforços para escrever, publicar, distribuir e divulgar a           produção literária dos Acadêmicos Imortais. Para atingir estes objetivos, a ALB/RS realiza Assembleia, eventos e as conhecidas Caravanas Literárias junto às escolas, lideranças e autoridades das cidades gaúchas.