Notícias

18 de novembro de 2018

Sobrinha de 12 anos conquista cadeira na Academia de Letras do Brasil

Giovana Morais Rigo tem 12 anos e estuda no sétimo ano da Escola Santo Antônio, em Estrela. Começou a escrever aos 9 anos, quando publicou seu primeiro livro, em 2015: Sarali e a Magia dos Doces. Em 2017 escreveu Sarali e a Magia dos Doces em uma Aventura Cor-de-Rosa. Agora em 2018 publicou Sarali e a Magia dos Doces em um Encontro Inesperado. Todos integram a Coletânea VI da ALIVAT - Academia Literária do Vale do Taquari.

Giovana ministra palestras em diferentes escolas do município de Estrela e região, conversando com alunos do ensino fundamental sobre a importância da leitura. No dia 17 de novembro deste ano, no Centro Cultural Érico Veríssimo, em Porto Alegre, foi empossada como acadêmica, recebendo o título de Imortal pela Academia de Letras do Brasil/RS, na cadeira 77, com o Patrono José Mauro de Vasconcelos. É a primeira criança no RS a receber o título na Academia.  

Giovana é filha do Irmão Fernando César Rigo, da Loja Ney José Reis nº 135, de Estrela. A Grande Loja saúda e parabeniza a pequena escritora, bem como seus pais, desejando muito sucesso em todos os seus trabalhos.

A Academia de Letras do Brasil - Seção Rio Grande do Sul é a seccional da ALB nacional. A Academia está presente em todos os estados da federação, nas cinco regiões do país, tem uma estrutura a partir da Presidência nacional, passando pelas estaduais, regionais e municipais, que se baseia na intensa participação dos Acadêmicos        Imortais. No estado, a ALB tem 65 Acadêmicos Efetivos (residentes no RS) e 11 Acadêmicos Correspondentes (fora do estado), num total de 76 de diferentes idades, gêneros e etnias. A finalidade da academia é a promoção do escritor independente. Atinge este objetivo com o reconhecimento e titulação da obra literária de cada escritor, em primeiro lugar, e, também, pela ação articulada dos acadêmicos junto aos demais escritores, os leitores e a sociedade em geral, com o intuito de promover o livro e a leitura como instrumento emancipatório da cidadania, da inteligência e da cultura. Para tanto, a ALB apoia os esforços para escrever, publicar, distribuir e divulgar a           produção literária dos Acadêmicos Imortais. Para atingir estes objetivos, a ALB/RS realiza Assembleia, eventos e as conhecidas Caravanas Literárias junto às escolas, lideranças e autoridades das cidades gaúchas.